Oficina “Priorização de Serviços Ecossistêmicos” – WWF Brasil e TANAC/TANAGRO

Oficina “Priorização de Serviços Ecossistêmicos” – WWF Brasil e TANAC/TANAGRO

05 de Abril de 2017

Parceria entre a empresa e o Programa Mata Atlântica do WWF-Brasil levou a oficina "Aplicação da metodologia de priorização de serviços ecossistêmicos na Bacia do Camaquã (RS)" à sede da Tanac/Tanagro, em Montenegro (RS), nos dias 29 e 30 de março. Funcionários das áreas de sustentabilidade, matéria prima, manejo florestal, colheita florestal e pecuária discutiram sobre serviços ecossistêmicos e sua utilização na região da Bacia do Camaquã, priorizada dentro do projeto "Manejo, conservação e restauração de florestas no bioma Mata Atlântica".
 
No Rio Grande do Sul, são cerca de 40 mil famílias envolvidas com as florestas de acácia e potenciais fornecedores de matéria-prima para a empresa, que atua desde 1948, produzindo diversos produtos derivados de tanino extraído da casca da planta, e mais recentemente cavacos e pellets de madeira. A oficina, assim como a parceria como um todo, busca a proteção da Mata Atlântica por meio da conservação da biodiversidade.
 
As ações promovem proteção de nascentes, certificação de produtores, integração pecuária-floresta e estímulo a práticas que reduzam a erosão, entre outros. "Acreditamos que florestas bem manejadas podem ter impacto ambiental e social positivos para a comunidade”, comenta Daniel Venturi, analista de conservação do Programa Mata Atlântica do WWF-Brasil.
 
Em maio será realizada mais uma oficina, em que serão apresentadas as linhas de ações práticas da parceria junto a parceiros locais, como produtores, órgãos governamentais, comitês de bacias hidrográficas e universidades. “A parceria com o setor privado é a chave para a conservação da Mata Atlântica”, finaliza Daniel.

 

Fonte: http://www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/?570...

Priorização de Serviços Ecossistêmicos