PROGRAMA DE FOMENTO FLORESTAL TANAC

PROGRAMA DE FOMENTO FLORESTAL TANAC

20 de Dezembro de 2019

Nos últimos dois anos a TANAC investiu e fortaleceu ainda mais o seu Programa de Fomento Florestal com uma série de ações voltadas ao estímulo do cultivo de Acácia-Negra no Rio Grande do Sul.

De 2007 a 2019 a TANAC fomentou diretamente o plantio de aproximadamente 20 mil hectares de Acácia-Negra, com fornecimento de mais de 45 milhões de mudas e adubos.

Com o objetivo de promover o crescimento sustentável e econômico do setor, a Parceria Florestal junto com o Acacicultor/Produtor, este ano visou atender o aumento aproximado de 50% na área de plantio anual (mudas colocadas no solo), em relação a 2018, devendo alcançar cerca 15.000 (ha) plantados em 2019 e estimular novas áreas de plantio para 2020, seguindo com o Programa.

Historicamente a TANAC compra dos Acacicultores/Produtores em torno de 50% de sua matéria-prima utilizada nas fábricas.

O cultivo da Acácia-Negra é uma alternativa de renda para os agricultores e apresenta grandes benefícios para o Acacicultor:

- Venda garantida da produção (madeira e casca) para a TANAC no valor de mercado a um preço competitivo e demais vantagens;

- Obtenção de recursos que possibilitam o plantio (mudas, adubos, tecnologia de alta qualidade, entre outros);

- Possibilidade de ampliação das áreas de plantio;

- Diversificação e receita programada na propriedade;

- Assistência Técnica e tecnologia Florestal de ponta;

- Oportunidade de Investimento Sustentável.

- Além da possibilidade de consórcios com a pecuária e outras culturas agrícolas, bem   como o benefício da fixação de nitrogênio no solo melhorando-o por ser a Acácia Negra uma leguminosa.

Para a sociedade, comunidade e meio ambiente, o programa estimula o fortalecimento da cadeia produtiva da Acácia-Negra (Acacicultura), a geração e fixação de empregos e renda no campo, a geração de impostos, incremento e manutenção da economia e a proteção e conservação das áreas de florestas naturais.

Com o objetivo de promover o crescimento sustentável e econômico do setor, a Parceria Florestal junto com o Acacicultor/Produtor, este ano visou atender o aumento aproximado de 50% na área de plantio anual (mudas colocadas no solo), em relação a 2018, devendo alcançar cerca 15.000 (ha) plantados em 2019 no Rio Grande do Sul, e estimular novas áreas de plantio para 2020, seguindo com o Programa.

Para saber mais, entre em contato com o Departamento de Matéria-Prima através do e-mail [email protected] ou ligue (51) 3632 4055.