TANAC S.A. anuncia investimentos de US$ 60 milhões para construir uma fabrica de pellets de madeira no Brasil

TANAC S.A. anuncia investimentos de US$ 60 milhões para construir uma fabrica de pellets de madeira no Brasil

24 de Novembro de 2014

Montenegro, RS, Brasil [18-Novembro-2014] (Press Release) – A TANAC tem o prazer de anunciar a construção de uma fábrica de pellets de madeira junto a sua unidade de cavacos no porto de Rio Grande, no sul do Brasil.
A construção desta nova unidade industrial com capacidade de  400 mil toneladas/ano começou em Outubro passado e está prevista para começar a operar no início de 2016, com os primeiros pellets  prontos para serem exportados em meados daquele ano. Foi celebrado um acordo de longo prazo para o fornecimento de pellets de madeira com a Drax Power Limited (Drax), que faz parte do Grupo Drax sediada no Reino Unido.
Este investimento de  60 milhões de dólares pela TANAC vai reforçar as operações da Empresa e criará empregos, direta e indiretamente, tanto na cadeia de suprimento florestal, como na gestão das operações florestais e industriais dentro do Estado do Rio Grande do Sul.
Um dos produtos principais da TANAC é o tanino vegetal, um produto de alto valor agregado utilizado principalmente pela indústria de couro,  e no tratamento de água e águas residuais  O tanino é extraído a partir da casca da arvore Acácia mearnsii (também conhecida como Acacia Negra ou Mimosa). Depois de retirar a casca e processa-la na fabricação dos taninos, a madeira restante é transformada  em cavacos e parte desse material será utilizado como matéria-prima para a nova fábrica de pellets de madeira. Esta expansão de atividades para a produção de pellets de madeira é um passo natural para TANAC. A empresa tem uma longa e forte tradição na gestão sustentável das florestas, bem como no uso de materias primas oriundas do minifundio  local. As plantações proprias da TANAC e a cadeia de suprimento são certificadas pelo selo internacional de Manejo Florestal e madeira controlada FSC. Além disso, um requisito importante no âmbito do acordo com a Drax é que haja uma avaliação independente do estoque de carbono, a ser realizado em áreas de plantios de florestas  no Rio Grande do Sul a cada dois anos, a fim de  garantir que os níveis de estoque sigam sendo mantidos.
Além de gerir as suas próprias plantações, TANAC administra um programa de fomento, que abrange uma comunidade de 40 mil famílias de agricultores no Rio Grande do Sul. A Acacia Negra tem sido cultivada por agricultores no Estado desde o início de 1900. A nova fábrica de pellets de madeira abrirá uma nova oportunidade de mercado para as plantações de Acacia mearnsii de pequenos e médios agricultores, ajudando as comunidades rurais locais, através da criação de emprego e de receitas mais seguras.
A fabrica de pellets da TANAC estará estrategicamente localizada no sul do Brasil e será a maior fábrica da América Latina. A operação vai ampliar não somente o portfólio de produtos  da TANAC, mas também sua base de clientes e mercados geográficos.
 

Para mais informações, por favor contatar:
TANAC: tanac@tanac.com.br  ou o Sr. Osmar Graff (Diretor Comercial): jograff@tanac.com.br

 

 

 

Sobre a TANAC S.A.
TANAC é o maior fabricante mundial de extratos vegetais tanantes (taninos) de Acacia Negra, com capacidade de produção de 36.000 toneladas por ano , também produzindo cavacos de madeira dessas árvores. Seus produtos são exportados para mais de 75 países em todo o mundo.
Os taninos vegetais são usados em uma variedade de aplicações, tais como a produção de couro, no tratamento de águas e efluentes industriais, em adesivos para painéis de madeira compensada / MDF / aglomerada, como aditivos de lamas condicionadoras na perfuração de petróleo, entre outros.
A madeira e os cavacos são usados como fonte de fibra na fabricação de celulose e papel, bem como servindo de  matéria-prima para a indústria de painéis de madeira e produção de carvão vegetal.
A TANAC S.A. foi fundada em 1948 na cidade de Montenegro, Rio Grande do Sul, Brasil e trabalha exclusivamente com as florestas renováveis de Acacia Negra(Acacia mearnsii).
 

Sobre a  Acacia mearnsii
Acacia mearnsii é uma árvore que possui uma rotação média de sete anos e, devido ao seu rápido crescimento e alto poder calorifico de sua madeira tem sido, por muitos anos, uma fonte ideal de combustível para as pessoas que vivem no campo. Como leguminosa , a  Acacia mearnsii pode crescer facilmente em terras pobres, protegendo o solo e a água de forma eficiente ,  melhorarando as propriedades do solo, e em até certa medida, promover a reabilitação de terras degradadas. Estes atributos resultam de várias características, incluindo a capacidade de fixar o nitrogênio atmosférico e, um sistema radicular bem desenvolvido e de baixa profundidade. No primeiro ano de crescimento, as plantações de Acacia mearnsii permitem que os agricultores realizem o cultivo intercalado com outras culturas agrícolas, como melancia e milho. Mais tarde, durante o maior ciclo de produção da árvore, o gado  pode ser introduzido. Este elemento agro-florestal faz da Acacia mearnsii um componente importante nos sistemas agícolas de rotação no Estado do Rio Grande do Sul.

Sobre a Drax Group plc
Grupo Drax (Drax) é principalmente uma empresa de geração de energia, sendo responsável por atender cerca de 7-8% da demanda de eletricidade do Reino Unido. De forma verticalizada,  a empresa está presente também nos  EUA, focada no desenvolvimento e operação de plantas de pellets de madeira. Na outra ponta, no que tange a distribuição de energia, sua subsidiaria, Haven Power, atende às necessidades de energia elétrica de clientes da area de negócios do Reino Unido.
Drax vem cumprindo rigorosamente o cronograma de seus planos para converter três de suas seis unidades geradoras para queima de biomassa sustentável, em lugar do carvão mineral.  Duas unidades já foram convertidas e a terceira será convertida entre 2015-2016. Através da conversão para biomassa, Drax  cortará suas emissões de dióxido de carbono em cerca de 12 milhões de toneladas por ano, quando comparada a  queima de carvão mineral.
Através da transformação de seu negócio para tornar-se um gerador predominantemente movido a biomassa, Drax busca proporcionar no futuro energia renovavel de forma eficaz , confiavel e  de baixo carbono.