TANFLOC premiado

TANFLOC premiado

20 de Março de 2014

TANFLOC SG é premiado com o Troféu Campeador na Expodireto através do trabalho do professor Arci Dirceu Wastowski da UFSM em parceria com a TANAC

No dia 10 de março ocorreu a primeira edição de entrega do Troféu Campeador pela RBS TV durante a Expodireto. O troféu é entregue para pesquisadores e lideranças cujos trabalhos fortalecem o setor do agronegócio, contribuindo para o crescimento do Rio Grande do Sul.

A primeira edição do prêmio teve oito agraciados, por produções em pesquisa, tecnologia, gestão, além de comunidade e liderança, indicados por 10 instituições ligadas a agricultura e pecuária e avaliadas por um júri técnico. Os principais critérios de avaliação dos jurados foram contribuição social e econômica, sustentabilidade, preservação do meio ambiente e ineditismo.

O professor Arci Dirceu Wastowski, da Universidade Federal de Santa Maria e que trabalha em Frederico Westphalen, recebeu o Troféu Campeador por sua pesquisa de 3 anos voltada à redução do consumo de água na suinocultura. O estudo mostrou que cada suíno produz em média 8 litros de dejetos por dia. Com a aplicação do TANFLOC SG é possível reduzir este volume pela metade, já que a água é separada, limpa e pode ser reutilizada na propriedade. A mistura de TANFLOC SG nos dejetos orgânicos faz a separação da água permitindo o reuso. O desafio da pesquisa agora é convencer os criadores a investir na aplicação do produto e também na construção de mais um coletor que serve para abrigar a água limpa durante o processo para reutilização. Ao receber o troféu o professor Arci agradeceu à TANAC pelo apoio à pesquisa.

Anterior

Vencedores do Troféu Campeador exibem prêmio em cerimônia durante a Expodireto (Foto: Luis Iarcheski/RBS TV)

Representantes da Tanac, UFSM, professores pesquisadores e aluna.

Foto dos professores pesquisadores e aluna