FLORESTAL

Português, Brasil
Conteúdo Principal: 

A garantia de abastecimento das Unidades de Taninos e de Cavacos começa na Unidade Florestal. Com um manejo florestal responsável, a TANAC possui aproximadamente 23 mil hectares de florestas próprias plantadas.

O uso de tecnologias avançadas na produção de mudas, pesquisas de melhoramento genético e convênios com universidade e entidades florestais permitem acompanhar a evolução do setor, gerando um significativo incremento de produtividade e qualidade nas florestas da TANAC.

Com seu manejo certificado pelo FSC® – Forest Stewardchip Council®, a Unidade Florestal fornece matéria-prima certificada desde sua origem, contando com cerca de 560 funcionários nas atividades de plantio, colheita e pecuária. O Sistema de Gestão da Qualidade da Unidade Florestal é certificado pela Norma ISO 9001. Fornecer produtos de qualidade com origem certificada é princípio fundamental na condução das atividades nesta unidade.

A TANAC possui um programa de apoio técnico a produtores de mudas e acacicultores, com transferência de tecnologia para formação de florestas de qualidade, adotando um manejo ambientalmente adequado. A atividade de acacicultura envolve cerca de 30 mil famílias no Rio Grande do Sul, que conta atualmente com 90 mil hectares de florestas de Acácia.

Em suas áreas de plantio, a Unidade Florestal desenvolve o consorciamento de Acácia-Negra com a pecuária, aproveitando a disponibilidade de áreas e pastos nativos. Cerca de 4.500 cabeças de gado convivem com as florestas de Acácia.

O monitoramento da fauna e da flora é realizado de forma permanente na Unidade Florestal. Observa-se, a partir destes estudos, a manutenção e reprodução de várias espécies. Além do monitoramento realizado por profissionais, existe o monitoramento espontâneo, no qual os próprios colaboradores registram a presença de animais nativos nas áreas da empresa.

É com esta consciência que a empresa, diariamente, constrói o futuro das gerações que virão.