Carta de intenções foi assinada na manhã desta quinta (1/9) em evento na Expointer
Na manhã desta quinta-feira (1/9), a Tanac e o Banco do Brasil assinaram uma carta de intenções inovadora e pioneira no Rio Grande do Sul para fomentar o plantio e manejo florestal de Acácia Negra no Estado, possibilitando o aumento de sua base florestal. O Diretor Presidente da Tanac, João Carlos Ronchel Soares, e o Diretor Presidente do Banco do Brasil, Fausto de Andrade Ribeiro assinaram a carta de intenções em um ato simbólico realizado no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante a 45ª Expointer.
Esse acordo irá oferecer um leque de opções de financiamento aos produtores rurais, para que possam arcar com o Custeio e Investimento Agropecuário visando o aumento de plantio de florestas de Acácia Negra no Estado, tendo em contrapartida a garantia de compra dessa produção florestal pela Tanac.
O resultado dessa produção florestal de Acácia Negra gera um valor diferenciado ao produtor rural, além da receita advinda das toras de madeira serem utilizadas em diversas aplicações como matéria-prima para celulose, biomassa, carvão vegetal e pellets para usinas de energia elétrica, a sua casca é principal fonte para produção de taninos, uma especialidade química, com as mais diversas aplicações, entre elas: curtimento de couro, separação de óleos e graxas, estações de tratamento de água, aditivos em vinhos e cervejas e aditivos para nutrição animal.
Essa parceria permitirá que os produtores possam optar por diferentes linhas de financiamento na época adequada para a condução de sua atividade, além de possibilitar a antecipação da compra de insumos e garantir condições e prazos adequados ao retorno da lavoura. “Essa parceira pioneira demonstra mais uma vez que a Tanac tem um papel protagonista na produção e fomento de florestas de Acácia Negra no Estado do Rio Grande do Sul. A Tanac reforça o seu compromisso econômico, cultural e social com a comunidade e produtores do Estado, vinculado à sua agenda ESG, investindo fortemente no crescimento das florestas de Acácia Negra e estimulando a cultura local”, comenta João Carlos Ronchel Soares, Diretor Presidente da Tanac.
Saiba Mais: www.youtube.com/c/TANACOFICIAL