Após passar por auditoria externa, Tanac recebe selo USDA Organic pelo IBD, reconhecida internacionalmente
As práticas respeitosas da Tanac com o meio ambiente acabam de ser reconhecidas com mais uma certificação internacional. Agora, a floresta de Acácia Negra da companhia na cidade de Encruzilhada do Sul (RS) tem selo orgânico pelo padrão USDA (US Department of Agriculture), reconhecido pelo mercado norte-americano.
A certificação orgânica, assinada pelo IBD – maior certificadora de produtos orgânicos da América Latina e a única certificadora brasileira de produtos orgânicos com certificado aceito globalmente –, verifica que a floresta da Tanac utiliza insumos e práticas em conformidade com o regulamento orgânico do Departamento de Agricultura (U.S. Department of Agriculture) e permite a venda, rotulagem e representação de produtos como orgânicos.
A certificação exige uma série de cuidados, como a desintoxicação do solo por um a três anos para áreas em transição de agricultura química para orgânica, a utilização somente de substâncias permitidas conforme o regulamento federal Americano durante o manejo limitando no período de 3 anos antes da colheita, a obediência a aspectos ecológicos (manutenção de Áreas de Preservação Permanente, por exemplo, com a recomposição de matas ciliares) e a preservação de espécies nativas e mananciais, o respeito às reservas indígenas e às normas sociais baseadas nos acordos internacionais do trabalho.
A certificação orgânica é uma importante ferramenta no processo de desenvolvimento da consciência ecológica e social. O reconhecimento reforça o posicionamento da Tanac no mercado global como uma empresa comprometida com a sustentabilidade.
Ao longo do ano de 2022, a companhia passou por diversas certificações que comprovam esse compromisso, não só em próprias atividades, mas também de toda a cadeia envolvida – contribuindo de maneira efetiva na construção de uma sociedade mais sustentável. Entre elas, a de empresa carbono negativo, ao sequestrar sete vezes mais CO2 da atmosfera do que emite em toda a operação. Também foi apresentada na COP27 como uma das empresas do agronegócio brasileiro que mais contribui para a economia de baixo carbono.
Recentemente, a Tanac publicou a sua Agenda ESG, com objetivos nas áreas de Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Responsabilidade de Gestão.