TANAC apresenta a linha premium Green-Line, alternativa que combina alta performance, sustentabilidade e inovação para processos de tratamento de couros, com bases naturais a partir de extratos vegetais de tanino
A crescente preocupação mundial em torno da preservação do meio ambiente vem mobilizando pessoas, instituições, governos e empresas de diversos países e em diferentes áreas a adotarem processos limpos e de baixa emissão de carbono. Para isso, indústrias estão revendo processos e investindo em pesquisa e tecnologia.
No segmento do couro, é cada vez mais presente a discussão em torno de buscar alternativas menos poluentes e que gerem menos impactos ambientais. No processo produtivo, as etapas de curtimento e recurtimento são cruciais para obter couros com excelência e de maneira sustentável.
O curtimento é o processo de transformar a pele bovina em couro, quando ocorre a estabilização da proteína. Já no recurtimento é quando se confere as características técnicas como cor, maciez, espessura, toque, entre outros aspectos desejados para os fins a que o couro se destina.
Dentre os métodos conhecidos de estabilizar a proteína, existem basicamente três formas distintas de processamento das peles: utilizando substâncias de origem mineral, origem sintética ou origem vegetal.
No curtimento mineral e sintético, utiliza-se normalmente sais de cromo e ou sintéticos de origem petroquímica. Já no curtimento vegetal, são utilizados taninos, muito comuns na natureza, encontrados em diversas partes de vegetais (cascas, madeiras, folhas, frutos e raízes).
Curtimento a base de taninos
Uma das características mais valorizadas do curtimento a base de taninos é o seu aspecto natural e de utilizar fontes renováveis na origem de seus produtos. Outra característica importante é um menor impacto ambiental de seu processamento que facilita o reaproveitamento de resíduos, que podem ser utilizados em compostagem para produção de adubos, por exemplo, contribuindo para a preservação de solo.
Green-Line, a nova linha da Tanac para curtimento de couros
Há anos, a TANAC atua com soluções sustentáveis para o curtimento do couro, a partir do extrato vegetal de Acácia Negra, que auxilia em todas as etapas de produção – desde o pré-curtimento, curtimento e recurtimento. Assim, atende a diversas aplicações, seja para a indústria automotiva, de estofados, calçados e vestuários, entre outras.
Agora, a empresa lança uma nova linha de produtos. A novidade é que, além de manter todas características técnicas e sustentáveis já reconhecidas internacionalmente, a linha Green-Line amplia a diversidade de aplicações para completar características especiais ao couro, agregando valor e sustentabilidade ao produto final. A TANAC aprimorou e desenvolveu novas tecnologias que conferem características diferenciadas a esta nova linha como maior maciez, melhor textura, dispersão e esgotamento melhor de produtos nos processos.
Cada tanino possui propriedades únicas, que resultam em artigos de couro com características singulares, que podem fazer toda a diferença na produção de determinados artefatos.
Sustentável desde a raiz
A Tanac é a maior produtora de Acácia Negra do mundo. A companhia planta, em média, 14 milhões de árvores por ano, garantindo o uso adequado dos recursos naturais nas operações que seguem sistemas rigorosos de Gestão da Qualidade e Meio Ambiente, comprovados por diversas certificações internacionais. Também é uma empresa carbono negativo, retirando 8 vezes mais gás carbônico da atmosfera do que emite. Todo o abastecimento dos produtos da Tanac começa na Unidade Florestal da empresa, com a aplicação de manejo florestal responsável, comprovando a procedência de matéria-prima desde a sua origem. A empresa, fundada há 75 anos, é líder mundial na produção de extratos vegetais, cavacos e pellets de madeira, exportando para mais de 60 países em todos os continentes.